top of page
  • Foto do escritorThalita Deldotti Alcantara

Calçadão em festa com a Feira Flua Cultura de São João

Evento acontece no próximo domingo (30), a partir do meio-dia, com propostas de produtos, gastronomia e uma programação artística especial



O mês das festas juninas termina com a segunda edição da Feira Flua Cultura que vai levar para o Calçadão, no próximo domingo (30), do meio-dia até cinco da tarde, a sua edição de São João, com várias opções de produtos feitos por artistas e artesões locais além de propostas gastronômicas, apresentações musicais e oficinas. Uma programação especial, pensada para animar o coração da Cidade e celebrar todo o potencial da economia criativa. 


A primeira edição da Feira Flua Cultura aconteceu em maio, na Funcart e foi um grande sucesso, tanto de público quanto para os expositores, todos escolhidos através de editais. O projeto é do coletivo Flua Cultura e a realização do Governo Federal através do Ministério da Cultura e da Fundação Cultura Artística de Londrina - Funcart, com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, viabilizado por meio da Secretaria de Cultura de Londrina. Mais duas edições da Flua Cultura estão programadas para 2024: uma em agosto, para o Dia dos Pais (no dia 10) e outra em outubro, marcando o Dia das Crianças (no dia 12), sempre com acesso livre e gratuito. 


O grande diferencial da Flua Cultura é a oferta de uma ajuda de custo, no valor de R$250,00, para cada expositor e cachê de até mil reais para as atrações artísticas. Para a edição de São João, foram selecionados 13 expositores com produtos nos mais diversos segmentos, incluindo gastronomia, artesanato, vestuário, cosméticos, artes visuais, cerâmicas, aromas entre outros. Além da possibilidade de adquirir produtos especiais, difíceis de encontrar em outras feiras do gênero, o público ainda vai poder conferir muita música com o forró do Trio Maestra (às 12h), a música regional do duo de acordeom e violão As Gauchinhas (15h) e a força da percussão do Baque de Obá Kossô, encerrando a programação, às 17h. Tudo acontece na frente do Ouro Verde, no Calçadão da Praça Willie Davids.


A produção ainda se preocupa em preparar todo o espaço, com tenda para garantir a sombra, mesas e cadeiras para o conforto de quem decidir fazer o almoço de domingo por ali, banheiros químicos e brinquedos para a criançada. A partir do meio-dia, a oficina com o coletivo Fio da Meada, de Danças e Brincadeiras Tradicionais Brasileiras deve dar ainda mais alegria ao evento e os estandartes juninos, um colorido especial à festa; eles foram produzidos durante a Oficina Saudando os Santos do dia 29 na Escola Jardim Alvorecer, conduzida por Vanessa Rodrigues. 


“O clima de arraial fica garantido pelos sabores da Feira Flua Cultura de São João, com feijoada completa no almoço, opções de caldos e outras guloseimas, como tapioca doce ou salgada, pipoca, milha verde, pastel, sucos e refrigerantes. Alunos da Funcart também estarão vendendo todos os quitutes tradicionais das festas juninas, como paçocas, pés de moleque, doces de abóbora e muito mais”, revela Thalita Deldotti, uma das produtoras e idealizadoras do Projeto. “O público que sair do Teatro Ouro Verde depois do Concerto de São João”, com a Orquestra Acadêmica Bravi será recepcionado pelos Gigantes de São João, performance da Primavera Jataí, convidando todos a se juntarem a nós nesse domingo que promete ser muito especial”, comenta.  O edital para artistas e expositores interessados em participarem da próxima Feira Flua Cultura abre no dia 09 de julho e fecha no dia 27 do mesmo mês. 


A Feira Flua Cultura faz parte da retomada das atividades do Coletivo Flua Cultura de uma forma bastante inovadora e repleta de significado para a cena cultural de Londrina. A iniciativa não só marca a retomada das atividades do coletivo, mas também representa um novo capítulo em sua missão de conectar a comunidade local com a arte e a cultura. O coletivo é uma realização independente e é atualmente composto por Thalita Deldotti Alcantara, musicista e produtora cultural; João Ribeiro, produtor cultural e Rafaela Rodrigues, produtora cultural e publicitária.


Texto Assessoria de Imprensa por Janaína Ávila

Fotografia: divulgação

Comments


bottom of page